Não é novidade que a Carbotex, indústria química de Araçariguama (SP), tem se destacado pela sua abordagem inovadora e sustentável no setor. Recentemente, a empresa foi agraciada com o Troféu Curuca, conhecido como o ‘Oscar da Sustentabilidade‘, durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), o maior evento do setor de proteína animal do Brasil, realizado entre 6 e 8 de agosto na capital paulista.
O Troféu Curuca, concedido pela Revista Feed & Food, é uma honra que reconhece e promove práticas sustentáveis no agronegócio. A Carbotex foi premiada por seu programa Compostex, uma iniciativa de educação socioambiental que constrói de forma totalmente gratuita composteiras em escolas municipais de Araçariguama.
Atualmente, a Compostex está em sete escolas e expandirá para 10 até o final de 2024. Mais de 1.000 crianças já estão envolvidas na educação socioambiental, aprendendo a destinar adequadamente os resíduos orgânicos gerados na preparação de alimentos.
Além de expressar sua satisfação com o prêmio, evidenciando que a empresa está no caminho certo, Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, ressalta que a iniciativa é de fácil implementação e demanda poucos recursos materiais, bastando apenas a vontade de realizá-lo. Em contrapartida, os benefícios para a sociedade são imensos.
“O ganho é imensurável, pois as crianças certamente levarão esse aprendizado para toda a vida, e nossos colaboradores, ao trabalharem diretamente no programa, experimentam um profundo senso de pertencimento e a satisfação de contribuir para a sociedade”, pontua.
Shinoda também ressaltou a vontade da Carbotex de expandir o projeto. “Nosso foco é inicialmente no desenvolvimento regional, mas desejamos que a Compostex seja replicada em outras cidades por empresas responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade. Ofereceremos todo o suporte necessário para a implementação do programa em novas localidades”.
Troféu Curuca, SIAVS e a participação da Carbotex
O Troféu Curuca foi entregue à Carbotex durante o 5º Simpósio FeedFood de Sustentabilidade, que integrou o SIAVS, considerado o maior evento de proteína animal do Brasil. O congresso atraiu 30 mil visitantes de 60 países e contou com a participação de 317 expositores. Entre os destaques, estiveram presentes três governadores, dois ministros, quatro secretários de governadores, e diversas lideranças públicas e do setor privado.
A abertura do evento foi feita por Ricardo Santin, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Já a programação do 5º Simpósio Feed & Food de Sustentabilidade incluiu palestras de Sabrina Della Navarrete, professora da FIA Business School; Prof. Dr. José Luiz Tejon, doutor em Educação e mestre em Educação, Arte e História da Cultura; e Roberto Betancourt, presidente da Associação das Indústrias de Alimentos para Animais da América Latina e do Caribe (FeedLatina).
Na ocasião, Gabriela Amparo, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Carbotex, apresentou informações relevantes sobre a Compostex, a um público altamente qualificado e especializado. Desde 2022, mais de 8.000 kg de resíduos foram destinados para a composteira por meio do programa. Embora esse número possa parecer pequeno para uma empresa que lida com milhares de toneladas, o impacto é significativo e contínuo.
“É incrível ver a mudança nas escolas, com a participação ativa das crianças e a produtividade das hortas aumentando graças ao composto orgânico. As crianças além de participarem desse processo de destinação adequada dos resíduos, ainda podem colher seus próprios alimentos. E outra conquista fantástica, foi a iniciativa da direção da escola de comercializar o excedente de verduras produzidas na horta, o que possibilitou a reforma do parquinho”, afirma Gabriela Amparo.
Para o futuro, Gerson Shinoda pontua que a empresa continuará, ano após ano, transformando resíduos do preparo das refeições em compostos orgânicos, reduzindo o volume de lixo transportado e aumentando a vida útil dos aterros. E o mais importante: formando cidadãos mais conscientes sobre os desafios ambientais.
“Por fim, ele deixa uma reflexão: ‘Do pó viemos e ao pó voltaremos. Em um instante, podemos ser tudo ou nada. Vivemos com tantos receios que esquecemos que a vida é única… onde não há retornos, apenas lembranças. E o que fica é a saudade… o lamento de não termos feito diferente, melhor’, de Dyleno Dias de Sousa. Será que precisamos esperar virarmos pó ou podemos tentar agir e fazer o melhor enquanto estamos vivos?”, conclui o CEO da Carbotex.
Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex