A bridge between the world and Brazil

Deficiência de enxofre no organismo animal pode acarretar em sérios prejuízos à atividade pecuária
Por conta disso, a suplementação do elemento se faz necessária a fim de melhorar o manejo nutricional do rebanho e, consequentemente, sua produtividade

Perda de peso e até quadros de anorexia são situações que todo pecuarista quer evitar passar com os seus animais, não é mesmo? Afinal, tais resultados podem acarretar em sérios prejuízos à atividade. Por conta disso, o produtor deve ficar atento com as demandas nutricionais do seu rebanho e, assim, adotar uma estratégia alimentar eficiente, haja vista que uma das causas comuns da perda de peso é a deficiência de enxofre no organismo animal.

O enxofre é um macromineral importante na síntese de proteínas, já que os aminoácidos essenciais, como a cisteína e metionina, contêm este elemento em sua composição. Sendo assim, o enxofre é encontrado no organismo animal como constituinte de ossos, cartilagem, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. No organismo animal o enxofre auxilia na fermentação do rúmen e aumenta o crescimento microbiano. Dessa forma, potencializa a ruminação, ajudando na digestão.

A princípio, esse nutriente é fornecido aos rebanhos na forma orgânica através das pastagens, mas como a grande maioria dos terrenos brasileiros apresenta deficiência deste elemento, o enxofre passou a ser amplamente utilizado por pecuaristas dentro da estratégia nutricional de seus rebanhos. Outro uso indicado é em caso de dietas com silagem de milho ou cana com ureia e, por último, em caso de fornecimento de pastagem de sorgo.

Enxofre é um macromineral importante na síntese de proteínas

Leandro Watanabe, zootecnista e gerente comercial da Carbotex, acrescenta que para bovinos a exigência varia de 0,1 e 0,2% de enxofre na dieta. No caso de os animais estarem recebendo ureia, o enxofre deve ser suplementado seguindo a medida de 12 partes de nitrogênio para uma de enxofre. “Considerando-se uma exigência média de 0,15% na dieta, um animal que pese 450 kg e que consuma 10 kg de matéria seca necessita receber diariamente 16g de flor de enxofre. Caso haja um excesso de enxofre e molibdênio na dieta, haverá aumento nas exigências nutricionais, principalmente de cobre”, finaliza.

Entre as melhores fontes de enxofre disponíveis, estão o enxofre elementar ou “flor de enxofre”, o sulfato de sódio, o sulfato de cálcio, a DL-Metionina e o Hidróxido Análogo de Metionina. Trata-se de um produto seguro para uso animal, sem nenhuma contra indicação.

Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química

Por Natália de Oliveira/Assessoria de Imprensa Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex

Leia outras notícias no site da Carbotex

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Tem interesse em trabalhar conosco?

Faça upload do seu currículo em pdf.

Are you interested in working with us?

Upload your .pdf resume.