Carbotex conquista o ‘Oscar da Sustentabilidade’ durante o maior evento de proteína animal do Brasil
O Troféu Curuca, uma iniciativa da Revista Feed & Food, foi entregue durante o SIAVS 2024, em reconhecimento ao sucesso do projeto Compostex
Carbotex conquista trófeu Curuca (2)

Não é novidade que a Carbotex, indústria química de Araçariguama (SP), tem se destacado pela sua abordagem inovadora e sustentável no setor. Recentemente, a empresa foi agraciada com o Troféu Curuca, conhecido como o ‘Oscar da Sustentabilidade‘, durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), o maior evento do setor de proteína animal do Brasil, realizado entre 6 e 8 de agosto na capital paulista.

O Troféu Curuca, concedido pela Revista Feed & Food, é uma honra que reconhece e promove práticas sustentáveis no agronegócio. A Carbotex foi premiada por seu programa Compostex, uma iniciativa de educação socioambiental que constrói de forma totalmente gratuita composteiras em escolas municipais de Araçariguama.

Atualmente, a Compostex está em sete escolas e expandirá para 10 até o final de 2024. Mais de 1.000 crianças já estão envolvidas na educação socioambiental, aprendendo a destinar adequadamente os resíduos orgânicos gerados na preparação de alimentos.

Equipe da Carbotex reunida durante a entrega do Trófeu Curuca, conhecido como o ‘Oscar da Sustentabilidade’ no agronegócio

Além de expressar sua satisfação com o prêmio, evidenciando que a empresa está no caminho certo, Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, ressalta que a iniciativa é de fácil implementação e demanda poucos recursos materiais, bastando apenas a vontade de realizá-lo. Em contrapartida, os benefícios para a sociedade são imensos.

“O ganho é imensurável, pois as crianças certamente levarão esse aprendizado para toda a vida, e nossos colaboradores, ao trabalharem diretamente no programa, experimentam um profundo senso de pertencimento e a satisfação de contribuir para a sociedade”, pontua.

Shinoda também ressaltou a vontade da Carbotex de expandir o projeto. “Nosso foco é inicialmente no desenvolvimento regional, mas desejamos que a Compostex seja replicada em outras cidades por empresas responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade. Ofereceremos todo o suporte necessário para a implementação do programa em novas localidades”.

Gabriela Amparo, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Carbotex, durante apresentação do projeto Compostex

Troféu Curuca, SIAVS e a participação da Carbotex

O Troféu Curuca foi entregue à Carbotex durante o 5º Simpósio FeedFood de Sustentabilidade, que integrou o SIAVS, considerado o maior evento de proteína animal do Brasil. O congresso atraiu 30 mil visitantes de 60 países e contou com a participação de 317 expositores. Entre os destaques, estiveram presentes três governadores, dois ministros, quatro secretários de governadores, e diversas lideranças públicas e do setor privado.

A abertura do evento foi feita por Ricardo Santin, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Já a programação do 5º Simpósio Feed & Food de Sustentabilidade incluiu palestras de Sabrina Della Navarrete, professora da FIA Business School; Prof. Dr. José Luiz Tejon, doutor em Educação e mestre em Educação, Arte e História da Cultura; e Roberto Betancourt, presidente da Associação das Indústrias de Alimentos para Animais da América Latina e do Caribe (FeedLatina).

Na ocasião, Gabriela Amparo, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Carbotex, apresentou informações relevantes sobre a Compostex, a um público altamente qualificado e especializado. Desde 2022, mais de 8.000 kg de resíduos foram destinados para a composteira por meio do programa. Embora esse número possa parecer pequeno para uma empresa que lida com milhares de toneladas, o impacto é significativo e contínuo.

“É incrível ver a mudança nas escolas, com a participação ativa das crianças e a produtividade das hortas aumentando graças ao composto orgânico. As crianças além de participarem desse processo de destinação adequada dos resíduos, ainda podem colher seus próprios alimentos. E outra conquista fantástica, foi a iniciativa da direção da escola de comercializar o excedente de verduras produzidas na horta, o que possibilitou a reforma do parquinho”, afirma Gabriela Amparo.

Premiação recebida pela Carbotex fez parte da programação do maior evento de proteína animal do Brasil

Para o futuro, Gerson Shinoda pontua que a empresa continuará, ano após ano, transformando resíduos do preparo das refeições em compostos orgânicos, reduzindo o volume de lixo transportado e aumentando a vida útil dos aterros. E o mais importante: formando cidadãos mais conscientes sobre os desafios ambientais.

“Por fim, ele deixa uma reflexão: ‘Do pó viemos e ao pó voltaremos. Em um instante, podemos ser tudo ou nada. Vivemos com tantos receios que esquecemos que a vida é única… onde não há retornos, apenas lembranças. E o que fica é a saudade… o lamento de não termos feito diferente, melhor’, de Dyleno Dias de Sousa. Será que precisamos esperar virarmos pó ou podemos tentar agir e fazer o melhor enquanto estamos vivos?”, conclui o CEO da Carbotex.

Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex

Leia outras notícias no site da Carbotex

Compartilhar

Tem interesse em trabalhar conosco?

Faça upload do seu currículo em pdf.

Are you interested in working with us?

Upload your .pdf resume.