Com o objetivo de contribuir com o hoje e o amanhã das próximas gerações, a Carbotex – empresa situada no Distrito Industrial de Araçariguama/SP – deu início a um projeto que resultou na construção de uma composteira em uma unidade escolar do munícipio. A escola escolhida foi a EMEIF Ilda Vieira de Moraes, no bairro Mombaça, que agora pode dar uma destinação adequada dos resíduos orgânicos oriundos do preparo da merenda dos alunos.
Gabriela Amparo, do Comitê de Responsabilidade Social da Carbotex, conta que depois de implementarem a compostagem na própria empresa – que ganhou o nome de “Compostex” – passaram a avaliar a possibilidade de expandir a iniciativa para a comunidade, de forma gratuita, interagindo com o Departamento de Meio Ambiente do município. Por isso, foi feito um estudo e, assim, a empresa optou por começar com um projeto piloto em uma unidade escolar comprometida com os pilares da sustentabilidade.
“Após um alinhamento com a direção da escola, sobre prazos, responsabilidades e diretrizes, construímos a primeira “Compostex” fora do ambiente da Carbotex. Após o treinamento dos profissionais responsáveis pela preparação dos alimentos na escola, com orientações sobre quais resíduos são os mais adequados para serem destinados para a composteira, foi iniciado um processo muito construtivo e interativo com as crianças alunas da instituição”, frisa Gabriela Amparo.
Além de proporcionar uma destinação diferente do habitual para os resíduos orgânicos da escola municipal a ação também teve como objetivo o fomento da educação ambiental. Por isso, além de luvas, regador e toda a construção da própria composteira, a empresa ainda entregou documentos com orientações na escola.
“Foi repassado para as crianças o conhecimento e a ação necessária para que o projeto seja desenvolvido com sucesso e a importância da manutenção cotidiana da destinação e tratativa adequada. O composto, posteriormente, será utilizado na horta da própria escola e para outros projetos educacionais/ambientais da escola”.
Na última terça-feira (08/11), durante reunião do grupo de indústrias do Distrito Industrial de Araçariguama, a Carbotex compartilhou a iniciativa da construção da composteira na unidade escolar do município com os presentes. A ideia foi incentivar que outras empresas também adotem a mesma iniciativa, tanto em suas respectivas áreas, quanto para a comunidade. “A Carbotex se dispôs a compartilhar o projeto e o conhecimento gratuitamente”, finaliza Wellington Veloso, gerente de Facilities da Carbotex e idealizador do projeto.
Para o CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, a iniciativa deve ser incentivada internamente e multiplicado tanto no meio empresarial, quanto educacional, para a comunidade do entorno.
Carbotex, empresa alinhada com os princípios do ESG
Desde 2020, a Carbotex assumiu o compromisso de implementar em sua cultura organizacional os quatro pilares da Rede Brasil do Pacto Global – trabalho, meio ambiente, direitos humanos e anticorrupção -, que estão alinhados aos princípios do ESG (sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance), relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.
A fim de acompanhar e participar deste processo, desde março de 2022 a Carbotex decidiu fazer a destinação adequada dos resíduos orgânicos oriundos do preparo da alimentação dos funcionários com a construção de uma composteira em sua unidade fabril, que ganhou o nome de “Compostex”. Para isso, a empresa fez um estudo para elaborar o projeto a partir do reaproveitamento de materiais do processo fabril, identificação do local mais adequado para a instalação e, posteriormente, já com a estrutura montada, foi realizado o treinamento dos funcionários envolvidos no processo.
Depois de seis meses da construção da composteira, a Carbotex estima que foram destinados mais de 2.000 kg de resíduo orgânico para a compostagem. Desse total, uma parte foi destinada para o próprio jardim da empresa e outra para uma ação com o poder pública, através de uma parceria com o Departamento do Meio Ambiente de Araçariguama, que consistiu na doação de compostos orgânicos para o PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).
A iniciativa teve como objetivo incentivar a destinação adequada de uma série de resíduos dos munícipes (plásticos, papel, vidro, lâmpadas, eletrônicos, etc) em troca de um pacote de composto, etiquetado com informações de armazenamento e uso adequado. Ou seja, o munícipe levava o resíduo e em troca ganhava o composto.
Para ficar por dentro de todos os trabalhos da Carbotex, acesse: https://carbotex.com.br/ ou acompanhe a empresa através dos perfis oficiais nas redes sociais: Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki e Gabriela Amparo/Marketing Carbotex
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex