A Carbotex participou recentemente do ‘Desafio de Ideias’ promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na unidade Antônio Ermírio de Moraes, em Alumínio (SP). O evento desafiou estudantes a encontrarem soluções inovadoras para questões reais da indústria, e a Carbotex contribuiu com seu projeto Compostex, que visa promover a sustentabilidade por meio da instalação gratuita de composteiras em unidade de ensino da região de Araçariguama (SP), com o objetivo de transformar resíduos orgânicos escolares em compostos para fertilização do solo.
Gabriela Amparo, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Carbotex, explica que o projeto Compostex foi idealizado com o objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos orgânicos das merendas escolares, evitando que esses materiais sejam encaminhados para aterros sanitários. O modelo proposto pela empresa já é um sucesso e foi implementado em oito unidades da região de Araçariguama, beneficiando mais de 1.000 estudantes anualmente, de forma sistêmica.
“É muito interessante quando as crianças saem da sala de aula e tem a oportunidade de interagirem com a natureza e muitas vezes isso vem se perdendo por conta da tecnologia, do uso de telas e celulares. Então, precisamos aprender a encontrar esse ponto de equilíbrio, compreendendo o valor da natureza, das questões ambientais, alinhando tudo isso aos avanços tecnológicos que nos permitem avançar em soluções voltadas à sustentabilidade”, disse Gabriela Amparo.
Dessa forma, durante o ‘Desafio de Ideias’, os estudantes do SENAI foram incentivados a propor soluções mais simples, econômicas e de fácil manutenção para o projeto Compostex. Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, ressaltou a importância da conscientização ambiental e da inovação, destacando como os estudantes aplicaram, ao longo do desafio, os conhecimentos adquiridos sobre automação e tecnologia durante as aulas no SENAI. Para Shinoda, essa integração entre aprendizado e prática demonstra o potencial de soluções sustentáveis que podem ser implementadas no cotidiano das escolas.
“Para nós, é muito gratificante poder educar mais jovens e crianças sobre a conscientização ambiental, pois, se não nos preocuparmos com o meio ambiente, haverá impactos em nosso planeta, como já estamos vendo. Precisamos nos preocupar com isso e inovar. Ver os alunos colocando em prática a automação no projeto Compostex, aplicando o que estão aprendendo, é muito interessante. É inspirador pensar em como o SENAI estimula a indústria 4.0, proporcionando a possibilidade de aplicar esses conhecimentos em projetos e educar ainda mais crianças sobre a tecnologia”, afirmou Shinoda.
Resultado do ‘Desafio de Ideias’ do SENAI
Após apresentações criativas e inovadoras dos estudantes, que demonstraram grande potencial e estavam alinhadas com os pilares de sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental, a equipe vencedora do ‘Desafio de Ideias’ foi a Equipe Azul. Ela propôs uma série de soluções para aprimorar o projeto Compostex, incluindo telhados feitos com garrafas PET, a possibilidade de construção das composteiras pelas próprias crianças nas escolas, captação de água da chuva, caixas elaboradas com chapa ecológica e sensores para monitorar a irrigação do solo e a produção de biofertilizante”.
Uma das estudantes do grupo vencedor expressou a emoção da equipe ao conquistar o primeiro lugar: “Primeiramente, agradeço à Carbotex pela incrível oportunidade de participar desse desafio. A causa da sustentabilidade, especialmente voltada para as crianças, é muito bonita e social. Ficamos muito felizes com a vitória e o aprendizado que tivemos ao longo do processo foi imenso. Nos apaixonamos por este projeto e queremos levar esse conhecimento para a vida inteira”, disse.
Ao término do evento, Wellington Veloso, gerente de Facilities da Carbotex, encerrou com uma mensagem de incentivo aos estudantes: “Eu penso que, se existe uma esperança de um Brasil melhor para o futuro, ela está exatamente em jovens como vocês, e espero que esse espírito de desenvolvimento contínuo permaneça em cada um. Esse caminho é muito difícil, mas é também muito bonito; é inspirador ver que vocês estão seguindo por ele. Desejo a todos muito sucesso em suas carreiras”.
Sobre a Carbotex e o projeto Compostex
Fundada em 1997, a Carbotex se destaca pelo compromisso com a melhoria contínua, inovação e investimentos em tecnologia. Com 27 anos de experiência, a empresa é líder no mercado agropecuário brasileiro de enxofre, além de ser uma indústria química diversificada, que oferece soluções confiáveis, sustentáveis e de alta qualidade nos setores agrícola, pecuário e industrial.
Em março de 2022, a Carbotex deu um passo importante em sua jornada sustentável com o lançamento do projeto Compostex. Inicialmente, a primeira composteira foi criada para gerenciar os resíduos orgânicos gerados pelas refeições preparadas na empresa. A iniciativa permitiu monitorar e contabilizar a quantidade de resíduos orgânicos gerados mensalmente, resultando na compostagem de quase três toneladas de cascas de frutas, legumes, restos de verduras, ovos e borra de café, gerando mais de duas toneladas de composto orgânico de alta qualidade.
No entanto, a Carbotex não parou por aí. Em novembro de 2022, expandiu o projeto para a comunidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de Araçariguama, com o objetivo de promover a educação ambiental e contribuir para a formação de uma consciência sustentável nas futuras gerações. Atualmente, o programa já atende a 8 unidades, beneficiando, assim, mais de 1.000 estudantes por ano, de forma sistêmica.
Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex