Dia da Indústria: conheça a trajetória da Carbotex até se tornar uma liderança das indústrias de Araçariguama
Empresa foi pioneira ao promover um movimento de aproximação entre as empresas da região, ao adotar uma postura ativa para o estreitamento da relação com stakeholders estratégicos
Dia da Indústria: conheça a trajetória da Carbotex até se tornar uma liderança das indústrias de Araçariguama

Em comemoração do Dia da Indústria, data celebrada nesta quinta-feira (25/05), elaboramos uma retomada histórica da nossa trajetória até nos tornarmos uma liderança das indústrias de Araçariguama (SP). A Carbotex aceitou o desafio de iniciar um movimento de aproximação e articulação entre as empresas localizadas no Distrito Industrial do município, incentivando a criação do Grupo de Indústrias de Araçariguama (GIA), que reúne cerca de 30 empresas e tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.

O começo remete a novembro de 2020, quando a Carbotex se tornou signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de alicerçar sua cultura organizacional nos princípios da Sustentabilidade. “As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas decisões de investimentos, e além de estarmos atentos às exigências do mercado, temos a responsabilidade social corporativa como princípio orientador”, explica Gerson Shinoda, CEO da Carbotex.

A partir do segundo semestre de 2020 até meados de junho de 2021, a Carbotex passou por uma estruturação interna completa, que incluiu a reformulação da missão, visão e valores da empresa, bem como do Código de Ética, da Polícia da Qualidade e da Responsabilidade Socioambiental. Uma série de treinamentos também foram realizados com os colaboradores e colaboradoras da empresa, com temas variados, como: planejamento estratégico e até mesmo sobre como incorporar os ODSs no dia a dia dos negócios.

Além disso, o site e o vídeo institucional também foram totalmente repaginados, com uma nova identidade visual, contribuindo para a reestruturação do posicionamento e fortalecimento da marca Carbotex. Encerrando este primeiro ciclo, em junho de 2021, foi formado o Comitê de Responsabilidade Social, com membros de áreas estratégicas da empresa.

O primeiro encontro promovido pela Carbotex aconteceu em novembro de 2021

Início do movimento de fortalecimento social, econômico e ambiental na região de Araçariguama/SP

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 – Parcerias e meios de implementação propõe que as empresas signatárias ao Pacto Global incentivem e promovam parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros visando o desenvolvimento sustentável da sociedade. E foi exatamente com esse objetivo que a Carbotex promoveu, em novembro de 2021, um encontro sob a temática “Diálogos Sustentáveis: Responsabilidade Social Corporativa do discurso à prática”. A ideia foi iniciar um movimento de fortalecimento social, econômico e ambiental na região de Araçariguama, a partir da aproximação com os stakeholders.

O encontro reuniu 13 empresas das cidades de Araçariguama, Mairinque e São Roque, oriundas de diferentes segmentos industriais. Entre eles, representantes do segmento químico, esportivo, cosméticos, construção civil, soldagem, gestão de recursos humanos, reciclagem de alumínios, metalúrgica, indústria de tintas e revestimentos, entre outras.

Participaram ainda do evento a Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque e o empresário Rubens Andrade, que há mais de 20 anos vinha buscando apoio do empresariado e do poder público para investir naquilo que acredita ser uma das maiores preciosidades da nossa sociedade, a cultura.

Na ocasião, Dr. Rubens (como é conhecido) expôs aos presentes sobre o desejo de construir um complexo educacional cultural. Tal objetivo veio ao encontro de um sonho antigo do CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, de fundar o “Instituto Carbotex” e contribuir com a sociedade, transformando vidas através do acesso à educação.

Ainda atrelada às ações para garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa para todos, após aquele primeiro encontro entre o empresariado de Araçariguama e região, Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, visitou a sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) em Cotia, bem como a unidade situada na mesma cidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Recepcionados pelos diretores do CIESP, Arnaldo Azevedo e José de Vasconcellos Junior, eles puderam conhecer a estrutura e os serviços disponíveis para os associados de ambas as instituições. Sobretudo, uma atuação significativa para as indústrias da região, muito devido ao aperfeiçoamento profissional de milhares de pessoas, demanda de grande relevância para as indústrias, como a Carbotex.

Todas essas articulações foram fundamentais para aproximar tanto o Sistema S das indústrias locais, como para incentivar mais indústrias se associarem ao CIESP, a fim de fortalecer institucionalmente a região.

Para entendimento do cenário é importante retomarmos sobre o Complexo Educacional e Cultural.

Carbotex foi a primeira empresa a assinar o memorando em apoio a construção de complexo educacional cultural

Construção do Complexo Educacional Cultural de Araçariguama

Desde os idos de 2021, os responsáveis e representantes das indústrias se articulam para a construção de um Complexo Educacional e Cultural em Araçariguama. Esta iniciativa vanguardista é do empresário Rubens Andrade, que há mais de 20 anos vinha buscando apoio do empresariado e do poder público para investir naquilo que acredita ser uma das maiores preciosidades da nossa sociedade, a cultura.

A fim de assegurar um amplo apoio da iniciativa privada, antes de buscar a aprovação do projeto junto ao poder público, foi elaborado um memorando contendo os objetivos e justificativas para a ampliação do espaço – como a enorme fila de espera da população para ter acesso aos equipamentos de cultura –, documento este entregue para apreciação dos representantes das empresas do município. “Sabemos que uma sociedade educada e culta contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico coletivo. Nós apoiamos a educação abrangente!”, disse, na época, Gerson Shinoda, CEO da Carbotex – primeira empresa a assinar o memorando.

Diante do êxito da iniciativa, o memorando e o projeto do Complexo foram entregues ao Poder Executivo de Araçariguama durante um segundo evento realizado pela Carbotex em 25 de maio de 2022, objetivado para unir forças entre os empresários da região, promover a cultura, trabalhar em prol do desenvolvimento e qualificação da mão de obra local.

O Prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, esteve presente e salientou ter se tratado do primeiro encontro entre poder público e empresários em 30 anos. Na ocasião, ele ainda reafirmou seu compromisso com a educação, a cultura e o aprimoramento da infraestrutura da cidade.

Então, com o apoio do empresariado e o respaldo do Executivo, o projeto de lei que buscava a destinação exclusiva de uma área para a construção do empreendimento foi aprovado pelo Poder Legislativo em 22 de agosto de 2022. A Lei de nº 971, que trata sobre a concessão de uma área municipal para a construção do Complexo Educacional e Cultural. Vale destacar, portanto, que ficou destinada para a construção a área institucional II de 11.255,14 m² do “Loteamento Jardim Bela Vista – Setor B”, situada no Bairro Terra Baixa, matriculada sob o nº 41.290.

O projeto arquitetônico do complexo já foi elaborado pelos arquitetos Pedro Telecki e Marcos Cardoso, que tem gentilmente dedicado voluntariamente grande empenho e tempo na realização desta iniciativa. Atualmente, o andamento dos trabalhos visando a construção do complexo está em fase de estruturação do projeto para que seja iniciada a fase de captação de recursos.

Dia da Indústria - Carbotex
Representantes do GIA e do poder público de Araçariguama durante o evento realizado em maio de 2022

Pioneirismo na criação do Grupo de Indústrias de Araçariguama

Foram muitos os frutos colhidos após o segundo encontro promovido pela Carbotex, principalmente por ser considerado como o marco zero para a formação do Grupo de Indústrias de Araçariguama (GIA).

O primeiro problema colocado em discussão foi a qualidade da internet. Encontrar uma alternativa que oferecesse alta capacidade de tráfego, segurança e performance com velocidade foi uma grande conquista, por ser considerada uma questão grave e histórica, com relatos sobre instabilidade e quedas de sinal que se estendiam há mais de 20 anos.

Por meio da proposta oferecida pela Samm, prestadora de serviços de Comunicação Multimídia – controlada pelo Grupo CCR -, foi possível encontrar uma solução coletiva. Pelo fato de abranger vários CNPJs, estabeleceu-se um valor dentro do oferecido no mercado, porém com qualidade de sinal superior, além de uma infraestrutura moderna e confiável, o que possibilitará, enfim, o andamento adequado dos trabalhos das indústrias.

Mas os problemas de falta de infraestrutura no Distrito Industrial não param por aí. O GIA identificou outras pautas em comum, entre elas a baixa disponibilidade de horários no transporte público e a falta de água encanada na região. Para sanar esses problemas, o grupo buscou se aproximar dos órgãos responsáveis, mas, até o momento, não foi possível encontrar uma solução para as questões mencionadas.

Grupo de indústrias avança nas soluções coletivas para o Distrito Industrial de Araçariguama
Desde a criação, os encontros do GIA acontecem regularmente

Outro ponto que tem sido abordado são estudos de viabilidade para a construção e doação de paradas de ônibus para a Estrada Gregório Spina, a fim de proporcionar mais conforto e segurança, tanto para os colaboradores das empresas do Distrito Industrial quanto para os munícipes que moram nos bairros próximos. Representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), inclusive, estiveram acompanhando as reuniões do grupo com o objetivo de agilizar as tratativas que envolvam o sistema rodoviário estadual e as demais instâncias responsáveis.

Ainda a partir dos trabalhos do GIA foi possível identificar a necessidade da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Araçariguama. Considerando que, atualmente, a cidade é atendida pelas unidades da região, como de São Roque (SP), Mairinque (SP) e Sorocaba (SP).

De acordo com o GIA, uma unidade dos bombeiros na cidade tornaria o Distrito Industrial mais seguro e, ao mesmo tempo, mais atrativo para novos investimentos. Neste trabalho, os empresários salientam que a implementação da unidade depende do envolvimento do poder Executivo para a formalização de um convênio, o que já vem sendo tratado com o prefeito municipal desde outubro do ano passado.

Enquanto o município não possui uma unidade própria, as indústrias contam com suas brigadas de incêndio bem treinadas, a fim de proteger vidas, patrimônio e reduzir possíveis danos ao meio ambiente. Paralelamente a isso, uma grande empresa da região tomou a iniciativa de retomar as discussões sobre a formação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

O PAM é uma associação voluntária entre empresas e poder público voltada a ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes nas áreas das empresas. O objetivo é trazer maior segurança a colaboradores e à população do entorno, além de mitigar danos e prejuízos decorrentes de sinistros. A proposta é ter um PAM Regional, que irá abranger as cidades de Araçariguama, São Roque (SP), Mairinque (SP) e Alumínio (SP).

Filhos e filhas de colaboradores da Carbotex participam de visita nas instalações do Senai Mairinque e Alumínio
Filhos e filhas de colaboradores das empresas do GIA participaram de visita nas instalações do Senai Mairinque e Alumínio

Mão de obra qualificada e desenvolvimento das indústrias locais

A partir da aproximação realizada pela Carbotex com instituições do Sistema S, principalmente, Sesi e Senai foi possível estabelecer pontes que tem contribuído significativamente para a melhoria da competitividade das indústrias da região. No caso do SENAI, por exemplo, há cursos para atender as várias necessidades, seja do mercado de trabalho, como também dos próprios objetivos individuais de cada aluno. A pluralidade dos cursos disponíveis na instituição auxilia a vida de quem está em busca de uma qualificação profissional e, consequentemente, as indústrias que necessitam de mão de obra qualificada.

Com o propósito de mudar esse cenário, em abril deste ano, adolescentes entre 14 a 18 anos, filhos e filhas de colaboradores da Carbotex e de mais uma empresa que faz parte do GIA, participaram de uma visita nas instalações de duas unidades do Senai, em Mairinque e em Alumínio. O projeto piloto, intitulado o Programa de Visitas do Senai, tem como fundamento apresentar aos adolescentes a educação profissionalizante voltada para o atendimento das demandas da indústria. “Temos que despertar o interesse das crianças pelas profissões que as empresas podem oferecer e, assim, devolver a todos a esperança de um futuro promissor”, frisa Gerson Shinoda, CEO da Carbotex.

Além disso, a fim de também contribuir para tornar as empresas de Araçariguama mais competitivas, tanto no mercado nacional quanto no internacional, o GIA também tem buscado promover uma verdadeira transformação digital do setor na região. A princípio, incentivando que as indústrias participassem da Jornada de Transformação Digital do Senai e, mais recentemente, da Trilha de Desenvolvimento do Sesi, direcionado para liderança e cargos de gestão, curso que será realizado simultaneamente por cinco empresas do GIA – em todos os casos a Carbotex foi participante.

Empresários se reúnem para pensar em soluções coletivas para o Distrito Industrial de Araçariguama
Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, foi diplomado representante do CIESP em Araçariguama

Vale mencionar ainda que, desde setembro de 2022, Araçariguama conta com Gerson Shinoda como representante no CIESP, o que abre a possibilidade de intervenções mais assertivas para o setor por meio de uma instituição forte e representativa. A principal missão do CIESP é defender os interesses comuns do setor industrial e de seus associados. Por isso, a entidade está sempre à disposição da indústria e trabalhando para ela.

Além disso, o movimento de união dos industriários locais serviu para fomentar os negócios entre as próprias empresas atuantes do GIA, fortalecendo a economia local e o crescimento do setor industrial da região. Afinal, o grupo possibilitou a criação de parcerias estratégicas e o estabelecimento de uma rede de negócios entre os envolvidos.

Carbotex constrói composteira em escola municipal de Araçariguama 3
Crianças da EMEIF Ilda Vieira de Moraes manuseando resíduos secos

A hora e a vez da questão ambiental empresarial

Uma das demandas que surgiu durante as reuniões do GIA foi a questão da coleta seletiva em Araçariguama. Atualmente, o município possui uma cooperativa, no entanto, a estrutura e documentação apresentadas ainda não são suficientes para atender as indústrias da região. Por conta disso, a Carbotex novamente inovou e, desde março de 2022, optou por uma destinação diferente do habitual (aterro sanitário) para seus resíduos orgânicos provenientes das refeições produzidas no local, ao construir uma composteira nas dependências da empresa, que ganhou o nome de “Compostex”.

Como resultado, a empresa pode monitorar e contabilizar a quantidade de resíduos orgânicos gerados mensalmente. Já são mais de três toneladas de cascas de frutas, legumes, ovos, restos de verduras e borra de café destinados para compostagem, gerando mais de duas toneladas de composto orgânico.

Mas a Carbotex foi além e expandiu o projeto para a comunidade, com o objetivo de fomentar a educação ambiental e de contribuir com o hoje e o amanhã das próximas gerações. Assim, a empresa construiu composteiras em duas unidades de ensino municipal de Araçariguama, a EMEIF Ilda Vieira de Moraes, no bairro Mombaça, e a EMEIF Manoel Amaro de Andrade, que fica no bairro Ibaté, ambas agora podem dar uma destinação adequada aos resíduos orgânicos oriundos do preparo da merenda dos alunos e alunas.

As crianças têm participado atividamente das ações com a composteira, levando os ensinamentos também para a família

Além de luvas para o manuseio seguro dos resíduos, regador, toda a construção da própria composteira, documentos com orientações para a separação e destinação dos resíduos, a Carbotex ainda faz uma dinâmica com as crianças, ensinando-as como manusear o material de forma correta e segura.

Importante ressaltar que esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação de Araçariguama. “Para nós esse projeto é de grande relevância, tanto porque sabemos a importância de transmitir o conhecimento para as crianças, responsáveis pela continuidade da nossa sociedade, como também por se tratar de uma iniciativa que busca contribuir diretamente para uma consciência ambiental – tão necessária em nosso tempo.”, explica Gabriela Amparo, Relações Públicas da Carbotex.

A hora e a vez da questão ambiental empresarial3
A ideia é expandir o projeto da construção da composteira para outras escolas municipais de Araçariguama

Unidos em prol da solidariedade

Por fim, vale destacar os trabalhos com cunho social da Carbotex, já que em dezembro do ano passado promoveu uma série de ações sociais a fim de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade na região. A primeira iniciativa foi a doação de 500 cestas básicas, as quais os próprios colaboradores e colaboradoras da empresa ficaram responsáveis por destinar os alimentos às famílias carentes das comunidades da cidade.

Depois, a Carbotex doou provisões para o almoço especial de Natal dos alunos da EMEIF Ilda Vieira de Moraes, que fica localizada no bairro Mombaça, em Araçariguama. Além de entregar mais 8 cestas básicas, destinadas às famílias de alunos em situação de vulnerabilidade.

Também dentro das ações sociais promovidas, a Carbotex fez a doação de brinquedos para as crianças atendidas pelo projeto Natal Solidário, do município de Caucaia do Alto, distrito de Cotia/SP. Foram doados, ao todo, 80 bonecas e 80 carrinhos para as crianças.

Por fim, foram doadas 80 sacolinhas de Natal, contendo roupa e sapato para as crianças. Uma iniciativa realizada graças a participação direta dos colaboradores e colaboradoras da Carbotex e de outras empresas que formam o GIA, que ficaram encarregados de arrecadar as doações dos itens da sacolinha entregues ao projeto.

Carbotex promoveu uma série de ações sociais no fim do ano de 2022 em Araçariguama e região

Por um futuro melhor para todos!

Nosso objetivo vai além da química e das soluções inovadoras e rentáveis. Temos a Responsabilidade Social Corporativa e o ESG como princípios orientadores para as decisões de investimentos e como garantia de um presente e futuro sustentáveis.

Os impactos ambientais afetam – ou afetarão, num futuro próximo – diretamente a todos, da pequena à grande corporação. Por isso, a Carbotex procura fazer a sua parte a fim de contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras, alinhando suas estratégias e operações aos Dez Princípios do Pacto Global e aos ODS da ONU.

Paralelo a isso, vale frisar, que os investimentos em sustentabilidade oferecem inúmeros benefícios também para saúde financeira da empresa, considere-se a redução de custos operacionais ao rever o uso de materiais descartáveis e recursos naturais, e o grande retorno em reputação e imagem pública. Tais práticas sustentáveis da empresa denotam preocupação com questões importantes para a sociedade como um todo, o que, naturalmente, atrai um interesse maior de clientes e parceiros.

Neste cenário, a Carbotex segue buscando melhoria contínua em seus processos e se compromete a direcionar seus esforços à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, bem como promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Todas as ações realizadas pelo GIA tiveram de alguma forma, seja diretamente ou de maneira transversal, a participação da Carbotex.

Entendemos que dessa forma, além de nos tornarmos mais competitivos no mercado local e nacional, nos qualificamos para o crescimento da internacionalização dos nossos negócios e, portanto, contribuímos para o fortalecimento da indústria brasileira.

Para ficar por dentro de todos os trabalhos da Carbotex, acesse: https://carbotex.com.br/ ou acompanhe a empresa através dos perfis oficiais nas redes sociais:

Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Colaboração: Gabriela Amparo/Relações Públicas Carbotex
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex

Leia outras notícias no site da Carbotex

Compartilhar

Tem interesse em trabalhar conosco?

Faça upload do seu currículo em pdf.

Are you interested in working with us?

Upload your .pdf resume.