Na data em que se comemora o Dia da Indústria, 25 de maio, a empresa do ramo químico Carbotex convidou os demais empresários de Araçariguama/SP para um encontro com a temática “Diálogos Sustentáveis II: Rumo à Educação Abrangente”. Afinal, como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carbotex se comprometeu a colocar em prática iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles garantir o acesso à educação de qualidade, bem como promover oportunidades de aprendizagem para todos.
Dessa forma, a empresa dividiu o encontro para tratar de dois blocos de assunto: o primeiro sobre a construção de um novo complexo educacional cultural na cidade e o outro sobre a necessidade de desenvolvimento e qualificação de mão de obra, como também a respeito dos investimentos para a recuperação da educação de base.
A abertura do encontro ficou sob responsabilidade do CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, que falou sobre o início das ações assistenciais da empresa durante a pandemia e como isso despertou para a necessidade de se estabelecer uma política firme e assertiva de Responsabilidade Social Corporativa, formalizada a partir da adesão à Rede Brasil do Pacto Global da ONU e, mais recentemente, com a criação do Instituto Carbotex. Gerson também trouxe em sua fala a importância do investimento em educação, desde o nível básico, até o profissionalizante.
Em seguida, a vice-presidente do Instituto Carbotex, Gabriela Amparo, apresentou um breve panorama da sociedade brasileira em relação a questões socioeconômicas, como renda, desemprego, insegurança alimentar e a conexão com os problemas enfrentados pelo sistema educacional. Ela ressaltou o importante papel da cultura como “uma parte essencial de uma educação abrangente” e, por fim, citou o importante papel das empresas signatárias do Pacto Global como agentes de transformação, aplicando as estratégias empresariais em prol do desenvolvimento sustentável.
Na sequência, foi realizada a apresentação de dados da Educação e da arrecadação de impostos de Araçariguama, por Joaquim Rodrigues Junior, membro do Conselho Administrativo do Instituto Carbotex e Consultor Sênior da Adapta Responsabilidade Social.
Já com objetivo de demonstrar o que vem sendo feito na área cultural da cidade, os presentes no evento puderam acompanhar apresentações de ballet clássico, dança contemporânea e street dance, bem como de música dos alunos do Centro Cultural Cora Coralina, promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Após este emocionante momento, a consultora da Adapta, Nancy Alemany, explanou acerca do passo a passo para materialização do Projeto de Construção do Complexo Educacional e Cultural de Araçariguama.
Desenvolvimento e qualificação da mão de obra em Araçariguama
A segunda parte do encontro promovido pela Carbotex teve como objetivo tratar da questão da qualificação da mão-de-obra e das demandas comuns das indústrias da região. Na abertura desta sessão, o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Carlos Del Nero Neto, apresentou os benefícios que as empresas associadas podem usufruir e apresentou o CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, como representante dos industriários de Araçariguama no CIESP.
Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) também apresentaram propostas visando a qualificação profissional, como para educação de crianças. Foi o caso do Fábio Moreti Galego, coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI e do Gustavo Toledo, coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade do SESI.
Depois, o Prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, presente no evento, fez suas considerações sobre o primeiro encontro entre poder público e empresários em 30 anos e reafirmou seu compromisso com a educação, a cultura e o aprimoramento da infraestrutura da cidade.
No encerramento do evento, o CEO da Carbotex propôs a adoção do Sistema SESI de ensino para toda a rede pública educacional da cidade, como também a necessidade de articulação entre os empresários da cidade a fim de discutir demandas comuns e afirmou: “A minha proposta, como resultado desse encontro, é criarmos um grupo de empresas de Araçariguama para que tenhamos força no processo decisório em relação ao Desenvolvimento Sustentável da região e principalmente de Araçariguama”, finaliza.
Para que este encontro fosse possível, a Carbotex contou com apoio fundamental de Marcos Cardoso e Luis Fernando Cardoso, que foram os responsáveis por ceder gratuitamente o local do evento. Vale ressaltar que o Box 54 possui uma infraestrutura completa para sediar eventos corporativos, com área de 400 m² climatizada, com capacidade para até 300 pessoas sentadas em formato auditório.
Entendendo o projeto do Complexo Educacional e Cultural de Araçariguama
O propósito de construir o complexo partiu do sonho do empresário Rubens Andrade, que há mais de 20 anos vinha buscando apoio do empresariado e do poder público para investir naquilo que acredita ser uma das maiores preciosidades da nossa sociedade, a cultura. Para tanto, a fim de conseguir o apoio necessário para levar o projeto até o poder público, foi elaborado um memorando – com a explicação de todo o projeto – que posteriormente foi apresentado aos representantes das empresas em busca de assinaturas que demonstrassem o apoio e o incentivo dos empresários diante da iniciativa.
A consultoria de responsabilidade social da Carbotex se encarregou deste trabalho, entrando em contato com uma série de empresas de Araçariguama. O documento hoje já está protocolado na Prefeitura e agora segue os trâmites legais para a elaboração de um projeto de lei que prevê a cessão da área (o terreno é de posse do poder público) para a construção do complexo, a partir de uma parceria público-privada.
Para que a iniciativa seja viabilizada, o poder executivo precisa apresentar um projeto de lei que ceda uma área específica para a construção do projeto. Assim que a PL for elaborada, segue para o poder legislativo para ser votada. Após a conclusão desta etapa, a proposta prevê a elaboração de um projeto chancelado que permita às empresas a colaborarem para a construção a partir da destinação de incentivos fiscais. Por isso a importância de apresentar desde o início a proposta para as empresas, para que possam colaborar com esta iniciativa público-privada. O objetivo é atender o dobro de crianças, jovens e idosos que já participam de atividades culturais promovidas pelo poder público.
Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Equipe de Comunicação Carbotex
Crédito das fotos: Divulgação/Thiago Alemany
Leia outras notícias no site da Carbotex