A bridge between the world and Brazil

Educação é foco de encontro promovido pela Carbotex entre empresas de Araçariguama
Objetivo da empresa foi unir forças com os empresários da região a fim de promover a cultura, e trabalhar em prol do desenvolvimento e qualificação da mão de obra local, bem como da recuperação da educação de base
Educação é foco de encontro promovido pela Carbotex entre empresas de Araçariguama

Na data em que se comemora o Dia da Indústria, 25 de maio, a empresa do ramo químico Carbotex convidou os demais empresários de Araçariguama/SP para um encontro com a temática “Diálogos Sustentáveis II: Rumo à Educação Abrangente”. Afinal, como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carbotex se comprometeu a colocar em prática iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles garantir o acesso à educação de qualidade, bem como promover oportunidades de aprendizagem para todos.

Dessa forma, a empresa dividiu o encontro para tratar de dois blocos de assunto: o primeiro sobre a construção de um novo complexo educacional cultural na cidade e o outro sobre a necessidade de desenvolvimento e qualificação de mão de obra, como também a respeito dos investimentos para a recuperação da educação de base.

Gabriela Amparo, vice-presidente do Instituto Carbotex – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

A abertura do encontro ficou sob responsabilidade do CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, que falou sobre o início das ações assistenciais da empresa durante a pandemia e como isso despertou para a necessidade de se estabelecer uma política firme e assertiva de Responsabilidade Social Corporativa, formalizada a partir da adesão à Rede Brasil do Pacto Global da ONU e, mais recentemente, com a criação do Instituto Carbotex. Gerson também trouxe em sua fala a importância do investimento em educação, desde o nível básico, até o profissionalizante.

Em seguida, a vice-presidente do Instituto Carbotex, Gabriela Amparo, apresentou um breve panorama da sociedade brasileira em relação a questões socioeconômicas, como renda, desemprego, insegurança alimentar e a conexão com os problemas enfrentados pelo sistema educacional. Ela ressaltou o importante papel da cultura como “uma parte essencial de uma educação abrangente” e, por fim, citou o importante papel das empresas signatárias do Pacto Global como agentes de transformação, aplicando as estratégias empresariais em prol do desenvolvimento sustentável.

Alunos do Centro Cultural Cora Coralina demonstraram o que vem sendo feito na área cultural da cidade – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

Na sequência, foi realizada a apresentação de dados da Educação e da arrecadação de impostos de Araçariguama, por Joaquim Rodrigues Junior, membro do Conselho Administrativo do Instituto Carbotex e Consultor Sênior da Adapta Responsabilidade Social.

Já com objetivo de demonstrar o que vem sendo feito na área cultural da cidade, os presentes no evento puderam acompanhar apresentações de ballet clássico, dança contemporânea e street dance, bem como de música dos alunos do Centro Cultural Cora Coralina, promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Após este emocionante momento, a consultora da Adapta, Nancy Alemany, explanou acerca do passo a passo para materialização do Projeto de Construção do Complexo Educacional e Cultural de Araçariguama.

Equipe Carbotex – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

Desenvolvimento e qualificação da mão de obra em Araçariguama

A segunda parte do encontro promovido pela Carbotex teve como objetivo tratar da questão da qualificação da mão-de-obra e das demandas comuns das indústrias da região. Na abertura desta sessão, o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Carlos Del Nero Neto, apresentou os benefícios que as empresas associadas podem usufruir e apresentou o CEO da Carbotex, Gerson Shinoda, como representante dos industriários de Araçariguama no CIESP.

Fábio Moreti Galego, do SENAI – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) também apresentaram propostas visando a qualificação profissional, como para educação de crianças. Foi o caso do Fábio Moreti Galego, coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI e do Gustavo Toledo, coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade do SESI.

Depois, o Prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, presente no evento, fez suas considerações sobre o primeiro encontro entre poder público e empresários em 30 anos e reafirmou seu compromisso com a educação, a cultura e o aprimoramento da infraestrutura da cidade.

Prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, o vereador Marco Dal Bello e Gerson Shinoda, ao microfone – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

No encerramento do evento, o CEO da Carbotex propôs a adoção do Sistema SESI de ensino para toda a rede pública educacional da cidade, como também a necessidade de articulação entre os empresários da cidade a fim de discutir demandas comuns e afirmou: “A minha proposta, como resultado desse encontro, é criarmos um grupo de empresas de Araçariguama para que tenhamos força no processo decisório em relação ao Desenvolvimento Sustentável da região e principalmente de Araçariguama”, finaliza.

Para que este encontro fosse possível, a Carbotex contou com apoio fundamental de Marcos Cardoso e Luis Fernando Cardoso, que foram os responsáveis por ceder gratuitamente o local do evento. Vale ressaltar que o Box 54 possui uma infraestrutura completa para sediar eventos corporativos, com área de 400 m² climatizada, com capacidade para até 300 pessoas sentadas em formato auditório.

Da esquerda para a direita, Gustavo Toledo, do SESI, seguido de Júlio Cesar de Souza Martins, Diretor Regional de Centro de Atividades de Sorocaba, e Nancy Alemany, consultora da Adapta – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

Entendendo o projeto do Complexo Educacional e Cultural de Araçariguama

O propósito de construir o complexo partiu do sonho do empresário Rubens Andrade, que há mais de 20 anos vinha buscando apoio do empresariado e do poder público para investir naquilo que acredita ser uma das maiores preciosidades da nossa sociedade, a cultura. Para tanto, a fim de conseguir o apoio necessário para levar o projeto até o poder público, foi elaborado um memorando – com a explicação de todo o projeto – que posteriormente foi apresentado aos representantes das empresas em busca de assinaturas que demonstrassem o apoio e o incentivo dos empresários diante da iniciativa.

A consultoria de responsabilidade social da Carbotex se encarregou deste trabalho, entrando em contato com uma série de empresas de Araçariguama. O documento hoje já está protocolado na Prefeitura e agora segue os trâmites legais para a elaboração de um projeto de lei que prevê a cessão da área (o terreno é de posse do poder público) para a construção do complexo, a partir de uma parceria público-privada.

Apresentação de street dance durante o evento em Araçariguama – Foto: Divulgação/Thiago Alemany

Para que a iniciativa seja viabilizada, o poder executivo precisa apresentar um projeto de lei que ceda uma área específica para a construção do projeto. Assim que a PL for elaborada, segue para o poder legislativo para ser votada. Após a conclusão desta etapa, a proposta prevê a elaboração de um projeto chancelado que permita às empresas a colaborarem para a construção a partir da destinação de incentivos fiscais. Por isso a importância de apresentar desde o início a proposta para as empresas, para que possam colaborar com esta iniciativa público-privada. O objetivo é atender o dobro de crianças, jovens e idosos que já participam de atividades culturais promovidas pelo poder público.

Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química

Por Equipe de Comunicação Carbotex
Crédito das fotos: Divulgação/Thiago Alemany

Leia outras notícias no site da Carbotex

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Tem interesse em trabalhar conosco?

Faça upload do seu currículo em pdf.

Are you interested in working with us?

Upload your .pdf resume.