Com o objetivo de pensar em soluções coletivas para o Distrito Industrial de Araçariguama (SP), aconteceu na última quinta-feira (01/08), no Hotel Cordialle, um novo encontro entre empresários da região. Esta foi a terceira reunião promovida pelo grupo, que tem sido realizado em sistema de rodízio, ou seja, cada vez uma empresa fica responsável pela organização da reunião, para que assim eles possam debater ideias em prol do desenvolvimento socioeconômico da região de Araçariguama.
Neste último encontro, os empresários puderam avançar nas discussões envolvendo as questões de infraestrutura no município, como é o caso da internet e do transporte público no Distrito Industrial. Tanto que o próximo passo dos trabalhos será protocolar na prefeitura um pedido de ampliação de horário das linhas disponíveis, com acréscimo de um na parte da manhã e outra à tarde, a fim de atender os trabalhadores do Distrito Industrial, como também os moradores do bairro Viçoso e Santa Ella.
Outro assunto abordado durante a reunião foi a possibilidade das micros, pequenas e médias empresas da cidade passarem por uma verdadeira transformação digital, a fim de torná-las mais competitivas tanto no mercado nacional, quanto internacional. Por isso, Fábio Galego, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), esteve presente no encontro para falar sobre a Jornada de Transformação Digital, uma iniciativa da instituição que fornece consultoria gratuita para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões/ano.
O grupo também tratou sobre a possibilidade de realizaram treinamentos de forma coletiva – principalmente os que tratam sobre Normas Regulamentadoras -, a fim de otimizar espaço, tempo e custo das empresas. Atualmente, existem 37 Normas Regulamentadoras em Segurança do Trabalho. Desse número, 14 exigem, por lei, esses treinamentos.
Construção do complexo cultural educacional
A Adapta, consultoria de Responsabilidade Social da Carbotex, aproveitou o encontro para apresentar a Lei publicada no Diário Oficial de Araçariguama sobre a destinação da área para a construção de um novo complexo cultural educacional no município. O objetivo é atender o dobro de crianças, jovens e idosos que já participam de atividades culturais promovidas pelo poder público.
Vale lembrar que a fim de conseguir o apoio necessário para levar o projeto de construção do complexo até o poder público, a Carbotex elaborou um memorando, com assinaturas de indústrias da região, demonstrando, assim, apoio para que o poder público fizesse a cessão da área (o terreno é de posse do poder público) para a construção do complexo, a partir de uma parceria público-privada. Agora, com a aprovação da lei, a próxima etapa deste trabalho será a apresentação do projeto arquitetônico do complexo.
Representante do CIESP em Araçariguama
Por fim, ainda durante o encontro, Gerson Shinoda, CEO da Carbotex, recebeu oficialmente o certificado de Representante Local em Araçariguama do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O diploma foi entregue pelo Diretor da regional CIESP – Cotia, José de Vasconcellos. A partir de agora, a cidade passa a ter um porta-voz das demandas dos industriários.
O exercício da função é voluntário e gratuito e de acordo com Shinoda, “precisamos de um diálogo mais aberto com instituições representativas, que possam nos respaldar e atender nossas demandas e o CIESP historicamente tem trabalhado isso muito bem em relação à indústria”, finaliza o CEO da Carbotex.
Caso mais algum industriário de Araçariguama tiver interesse em participar do grupo de empresários, o mesmo poderá entrar em contato via e-mail pelo endereço marketing@carbotex.com.br.
Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex