Visando atingir uma resposta mais rápida no aumento da produtividade e, ainda, contribuir para reduzir desmatamento, erosão, poluição de água e emissão de gases do efeito estufa, os agricultores usam como aliados os fertilizantes a base de enxofre para a correção do solo. Entre eles, destaque-se o enxofre bentonita, que consiste em um produto altamente concentrado em enxofre (S), cerca de 90%, e que é agregado à argila Bentonita.
De acordo com o The Sulphuir Institute (‘O Instituto do enxofre’, em tradução livre para o português), quando o fertilizante a base de enxofre bentonita é aplicado ao solo, na presença de umidade, ocorre degradação das partículas de argila, liberando o elemento enxofre (S) e facilitando, assim, a sua oxidação e a disponibilização na forma de sulfato (SO4) para as plantas.
Na prática, isso significa que o enxofre bentonita ajuda a melhorar a utilização do nitrogênio e absorção dos micronutrientes, auxiliando na formação de substâncias de alto valor nutritivo para as mais diversas culturas. Por conta disso, as partículas de enxofre bentonita são dimensionadas para mistura com fertilizantes NPK – que são compostos pelos três nutrientes mais importantes, sendo denominados como os macronutrientes primários: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
Ainda de acordo com o The Sulphuir Institute, existem outras vantagens do uso do enxofre bentonita na agricultura. Como, por exemplo, a possibilidade de aumentar a acidez do solo ou diminuir o pH para solos alcalinos; a taxa de crescimento das raízes melhora significativamente, garantindo que a planta extraia a quantidade máxima de nutrientes do solo e, em caso de sementes oleaginosas, o uso do produto ajuda a aumentar o teor de óleo, como também melhora a qualidade e a quantidade de leguminosas.
Além disso, quando um grânulo de bentonita de enxofre entra em contato com a umidade do solo, ele se desfaz em fragmentos de partículas do tamanho de poeira, permitindo assim uma solubilização rápida e contínua, garante o The Sulphuir Institute.
Aplicabilidade do enxofre bentonita
Devido à variável taxa de oxidação dessas fontes de S durante a primeira estação de crescimento após a aplicação, o The Sulphuir Institute orienta incoporar o elemento ao solo antes do plantio. Quando é aplicado imediatamente antes da semeadura e em solos severamente deficientes em S, algum SO 4 -2 também deve ser fornecido.
Por fim, explica que o uso repetido de fertilizantes contendo o enxofre bentonia tende a aumentar gradualmente a população de microrganismos oxidantes de S, resultando em um aumento correspondente na taxa de formação de SO 4 -2 .
Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex