Adolescentes entre 14 a 18 anos, filhos e filhas de colaboradores da Carbotex, participaram no dia 12 de abril de uma visita nas instalações de duas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Mairinque (SP) e em Alumínio (SP). Além deles, participaram da ação pioneira na região filhos dos colaboradores da IFFA, indústria que também fica localizada no Distrito Industrial de Araçariguama (SP).
O projeto piloto é fruto da parceria entre as empresas da região e tem como fundamento apresentar aos adolescentes a educação profissionalizante voltada para o atendimento das demandas da indústria. Haja vista que a falta de mão de obra qualificada tem sido uma das principais reivindicações do setor, prejudicando sua competividade e a sua capacidade de inovação tecnológica.
Nilda Araújo, Supervisora de RH da Carbotex, acredita que a iniciativa representa uma inovação dentro das ações de Responsabilidade Social Corporativa da empresa, visando melhorar o ambiente e a comunidade ao seu redor. “Foi uma oportunidade para que novos talentos sejam encontrados dentro da nossa região, já que os jovens estão nas três cidades, Mairinque, São Roque e Araçariguama. Foi o primeiro movimento e acreditamos que ainda teremos muitos frutos”, aponta.
Durante a visita, os cerca de 10 adolescentes que participaram da ação tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos técnicos oferecidos nas duas unidades do Senai, que abrangem as áreas de Mecânica, Eletroeletrônica, Administração e Logística. Além disso, ficaram a par dos cursos livres oferecidos através da plataforma on-line das instituições.
Ao término da visita, todos se dirigiram até a Carbotex, onde almoçaram e o CEO da empresa, Gerson Shinoda, pode conversar com os adolescentes a fim de contar sobre as suas experiências de aprendizado e incentivá-los. “A experiência de hoje serve como incentivo para que vocês planejem um futuro diferente, melhor, e para que isso aconteça, é necessário que se tenha atitudes diferentes para sair da zona de conforto. Busquem sempre o conhecimento!”, finaliza.
Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex