O Grupo de Indústrias de Araçariguama (GIA) voltou a se reunir neste mês de março visando avançar nas soluções coletivas para o Distrito Industrial. Durante o sétimo encontro, a pauta ficou por conta do Estudo de Viabilidade para a implementação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, já que, atualmente, ela é atendida pelas unidades da região, como de São Roque (SP), Mairinque (SP) e Sorocaba (SP).
De acordo com o GIA, uma unidade dos bombeiros na cidade tornaria o Distrito Industrial mais seguro – e com melhores custos para fins de seguro – e, ao mesmo tempo, mais atrativo para novos investimentos. Neste trabalho, os empresários salientam que a implementação da unidade depende do envolvimento da Prefeitura Municipal para a formalização de um convênio, o que já vem sendo tratado com o prefeito municipal desde outubro do ano passado.
Enquanto a cidade não possui uma unidade própria, as indústrias contam com suas brigadas de incêndio bem treinadas, a fim de proteger vidas, patrimônio e reduzir possíveis danos ao meio ambiente. Paralelamente a isso, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), do Governo do Estado de São Paulo, vem sendo alvo de diálogo entre algumas indústrias da região desde 2017, com a participação do Corpo de Bombeiros de São Roque.
A falta de infraestrutura no Distrito Industrial de Araçariguama segue sendo a principal demanda de trabalho do grupo. O GIA tem como prioridade a busca por uma internet com alta capacidade de tráfego, segurança e performance com velocidade de 100Mbps até 100Gbps, já que o Distrito Industrial de Araçariguama sofre, constantemente, com instabilidade e queda de sinal. O assunto já avançou com estudos de viabilidade e investimentos.
Por fim, vale destacar que o Grupo de Indústrias de Araçariguama tem como propósito transformar estratégias empresariais em prol do Desenvolvimento Sustentável da região. Para isso, tem mobilizado empresas e organizações de Araçariguama para alavancar o potencial da comunidade empresarial do município como agente de transformação, incluindo lideranças locais em espaços decisórios de referência para favorecer a competitividade dos negócios.
“Certos de que o GIA obterá resultados mais robustos e com a agilidade que demanda o crescimento acelerado do setor produtivo, continuamos firmes”, finaliza Gerson Shinoda, representante do CIESP em Araçariguama e CEO da Carbotex, empresa que foi responsável pela criação do Grupo de Indústrias, que está aberto a receber novos empresários da cidade ou mesmo da região durante as reuniões mensais. Para participar, basta entrar em contato via e-mail: marketing@carbotex.com.br.
Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação
Leia outras notícias no site da Carbotex