Investir em infraestrutura é uma ação estratégica e necessária para que as empresas permaneçam competitivas, tanto no mercado interno quanto no exterior. Além disso, esse tipo de investimento faz parte dos processos que impulsionam o crescimento econômico do país.
Sabendo deste pré-requisito, o grupo de indústrias que se formou a partir da iniciativa de empresários do Distrito Industrial de Araçariguama (SP) tem discutido, há quatro meses, como implementar melhorias para inserir, de vez, a região no mapa de importantes polos da indústria brasileira.
A saber, infraestrutura é o conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, tais como saneamento, transporte, energia e telecomunicação. A melhoria da infraestrutura brasileira é fundamental e favorece um melhor ambiente de negócios, atração de mais investimentos, competitividade das empresas e geração de empregos.
O Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), indica também a necessidade de investimentos em áreas como eficiência do estado, segurança jurídica, tributação, educação, meio ambiente, inovação, financiamento e segurança pública.
Como resultado, o problema tem sido discutido em diferentes espaços. Tanto que o presidente da Fiesp e 1º vice-presidente do Ciesp, Josué Gomes da Silva, reitera a questão afirmando que é urgente para o Brasil criar formas de investir mais e de modo consistente pelos próximos 10 anos.
Para tanto, é necessário um esforço urgente de ampliação e de melhoria da qualidade da infraestrutura existente na cidade. Isso pressupõe aumento do investimento público e privado, bem como maior eficiência na gestão.
Considerando todos esses pontos, os industriários do Distrito Industrial de Araçariguama realizaram, em sistema de rodízio, o quarto encontro na última terça-feira (04/10), nas instalações de uma das empresas que compõe o grupo. Na oportunidade, foi apresentada uma pauta que tratava sobre diversos assuntos como:
- benefícios para as indústrias de se associarem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP);
- treinamentos para atendimento das Normas Regulamentadoras (NRs);
- internet via fibra ótica;
- transporte público;
- sinalização e iluminação para a Rodovia Gregório Spina;
- água encanada;
- a possível instalação de um Corpo de Bombeiros dedicado à cidade;
- atualização do status do Projeto do Complexo Cultural e Educacional para a cidade.
Detalhes da reunião do grupo de empresários de Araçariguama
Iniciando a reunião, foram apresentados os benefícios de uma ferramenta chamada “Inteligência de Mercado”, desenvolvida pelo Sistema CIESP/FIESP, que pode gerar uma série de oportunidades para as empresas, tanto para terem mais acesso potenciais clientes, quanto a fornecedores.
Em seguida, o representante do SENAI, Fábio Galego, fez uma apresentação colocando como ponto principal a necessidade de articulação entre as áreas de Recursos Humanos das empresas que compõe o grupo como uma importante estratégia para barateamento dos treinamentos obrigatórios nas Normas Regulamentadoras.
Outro ponto abordado foi a continuidade do processo de mapeamento das empresas interessadas em terem acesso à internet via fibra ótica dedicada, por meio de uma proposta de atendimento coletivo às empresas integrantes do grupo. A ideia é que haja um investimento inicial que, posteriormente, assegure um acesso ininterrupto de sinal de internet. Este ponto, especificamente, tem sido colocado como um dos problemas mais sérios detectados no Distrito Industrial.
Já as questões que envolvem transporte público e iluminação da Rodovia Gregório Spina estão interligadas, considerando que a partir do momento que pontos de ônibus sejam instalados, com a devida infraestrutura, a chegada da energia elétrica passa a ser uma consequência. No entanto, estes pontos ainda precisam ser mais amadurecidos pelo grupo, que demandou à Prefeitura de Araçariguama um projeto de sinalização da via. Tanto esta iniciativa, quanto a possibilidade de água encanada e sistema de esgoto para as empresas do Distrito dependem de um diálogo mais aprofundado entre sistema público e privado.
Outra novidade é a iniciativa do grupo de buscar mais informações para a instalação de um Corpo de Bombeiros dedicado à cidade. Hoje, Araçariguama é atendida pelo 15º Grupamento de Bombeiros de São Roque. Embora não sejam cidades distantes, tratando-se de uma emergência, quanto mais rápido e ágil for o atendimento, maiores as chances de acontecerem danos menores, por isso a importância da organização para que a Instituição esteja presente no município, a fim de resguardar a integridade da comunidade, das indústrias, centros logísticos, comerciais e empresariais.
E encerrando o quarto encontro, foi compartilhado com os presentes o projeto arquitetônico do novo Complexo Educacional e Cultural da cidade. A inciativa é assinada pelos arquitetos Pedro Telecki e Marcos Cardoso, que tem gentilmente dedicado voluntariamente grande empenho e tempo na realização desta iniciativa.
Caso algum industriário de Araçariguama tenha interesse em participar do grupo de empresários, poderá entrar em contato via e-mail: marketing@carbotex.com.br.
Site: https://carbotex.com.br/ | Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química
Por Gabriela Amparo/Marketing Carbotex
Crédito das fotos: Divulgação/Carbotex
Leia outras notícias no site da Carbotex