A bridge between the world and Brazil

Empresa expande projeto e constrói outra composteira em escola municipal de Araçariguama
Trata-se de uma iniciativa 100% privada da indústria química Carbotex, que tem como objetivo contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras
Empresa expande projeto e constrói outra composteira em escola municipal de Araçariguama

A partir da iniciativa da Carbotex – indústria química situada no Distrito Industrial de Araçariguama/SP – mais uma escola da cidade pode agora dar a destinação adequada dos resíduos orgânicos oriundos do preparo da merenda dos alunos e alunas. Isso porque a empresa resolveu expandir o seu projeto de composteira para a comunidade e, assim, construiu a segunda estrutura fora de sua unidade fabril, de forma totalmente gratuita.

Desta vez, a escola escolhida para a construção da composteira foi a EMEIF Manoel Amaro de Andrade, que fica no bairro Ibaté e atende cerca de 30 alunos. Além da montagem da estrutura, a Carbotex ainda promoveu um treinamento com os profissionais responsáveis pela preparação dos alimentos na escola, a fim de orientá-los sobre quais resíduos são os mais adequados para serem destinados para a composteira.

Mas o projeto da Carbotex vai além de proporcionar a destinação adequada dos resíduos orgânicos, mas, principalmente, tem como objetivo o fomento da educação ambiental. Considerando que a empresa está alinhada aos princípios do ESG (sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance), procura fazer a sua parte a fim de contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras, promovendo, desta forma, práticas ambientais, sociais e de governança.

Iniciativa busca contribuir diretamente para uma consciência ambiental das crianças e de suas famílias

Assim, além de luvas para o manuseio seguro dos resíduos, regador e toda a construção da própria composteira, a empresa ainda entregou documentos com orientações na escola. Importante ressaltar que esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação de Araçariguama.

“Para nós esse projeto é de grande relevância, tanto porque sabemos a importância de transmitir o conhecimento para as crianças, responsáveis pela continuidade da nossa sociedade, como também por se tratar de uma iniciativa que busca contribuir diretamente para uma consciência ambiental – tão necessária em nosso tempo.”, explica Gabriela Amparo, do Comitê de Responsabilidade Social da Carbotex.

Carbotex construiu a primeira composteira fora de sua unidade fabril em novembro de 2022

Primeira composteira

A primeira unidade escolar de Araçariguama que foi beneficiada com o projeto da Carbotex foi a EMEIF Ilda Vieira de Moraes, que fica no bairro Mombaça. Trata-se de uma escola rural que atende, no momento, 70 alunos de 2 anos e 6 meses a 11 anos, em período integral. A escola foi escolhida pela empresa, em novembro de 2022, por ser uma unidade comprometida com os pilares da sustentabilidade.

“Esse projeto foi um divisor de águas para nossas crianças, pois sempre falamos em educação ambiental e destino correto para os resíduos orgânicos, mas eles passaram a realizar isso na prática, um ganho e um ensinamento incrível para todos eles, mesmo os pequeninos da Educação Infantil”, conta Regina Maria da Silva Silvestrin, professora e diretora da EMEIF Ilda Vieira de Moraes.

Ainda segundo a diretora da unidade, todos os alunos participam das atividades envolvendo a composteira e são ativos nos cuidados, colocando, de fato, a mão na massa. Além disso, ainda fomentando os conhecimentos adquiridos dentro da escola para a família. “Eles aprenderam muito com isso, pois repassaram para os pais a importância do destino correto dos resíduos e relatam que pretendem fazer em casa também”.

As crianças têm participado atividamente das ações com a composteira, levando os ensinamentos para casa

Em breve, a escola fará a primeira retirada de composto orgânico da composteira. “Acredito que teremos aproximadamente 10 sacos de 30 kg nessa primeira coleta de produto pronto, queremos destinar para nossa horta na escola e também entregar um pouquinho para cada um dos alunos, para que leve para casa e plante algo utilizando o composto que eles mesmos ajudaram a produzir”, pontua Regina.

A diretora da unidade acrescenta: “A composteira hoje tornou-se para nós a ‘menina de nossos olhos’, pois, além da educação ambiental despertada em nossas crianças, que serão nossos multiplicadores, fico orgulhosa de ver o destino correto de nossos resíduos contribuindo um pouquinho com nosso meio ambiente e ao mesmo tempo formando cidadãos que futuramente podem fazer de uma composteira sua fonte de renda. Fico muito feliz da nossa escola ter tido a oportunidade de oferecer isso pra eles, sou muito grata à Carbotex, que nos deu essa oportunidade”, finaliza.

A hora e a vez da questão ambiental empresarial3
Foi destinado um espaço nas dependências da empresa para a construção da composteira, que ganhou o nome de “Compostex

Início do projeto da composteira

A Carbotex sabe que a prática da responsabilidade social no setor privado brasileiro pode trazer resultados significativos na questão ambiental. Por isso, desde março de 2022, a empresa deu esse passo importante visando a preservação do ecossistema ao optar por uma destinação diferente do habitual (aterro sanitário) para seus resíduos orgânicos provenientes das refeições produzidas no local, e foi a partir da construção de uma composteira instalada nas dependências da empresa, que ganhou o nome de “Compostex”.

Como resultado, a empresa pode monitorar e contabilizar a quantidade de resíduos orgânicos gerados mensalmente. Já são quase três toneladas de cascas de frutas, legumes, ovos, restos de verduras e borra de café (moderadamente) destinados para compostagem realizada na unidade fabril, gerando mais de duas toneladas de composto orgânico.

Para incentivar o descarte correto de resíduos recicláveis entre os moradores de Araçariguama, a Carbotex – em parceria com a Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente -, realiza desde outubro de 2022 a troca de materiais recicláveis (papéis, papelões, plásticos, metais, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, móveis e estofados, pequenos volumes de resíduos de construção e madeiras) por este composto orgânico.

Os munícipes interessados em fazer essa troca de material reciclável devem ir até o Ponto de Entrega Voluntário (PEV), que fica próximo ao estacionamento da UBS Centro, na Rua Alameda 19 de maio, nº 02, no Centro. O PEV funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Carbotex participou de evento da TV TEM para explicar o trabalho de compostagem

Por fim, vale mencionar que esse trabalho desenvolvido pela Carbotex para dar uma destinação adequada de resíduos orgânicos possibilitou que ela participasse de uma série de iniciativas de educação ambiental. Em janeiro deste ano, funcionários da Carbotex participaram de um evento promovido pela TV Tem – afiliada da Rede Globo na região – a fim explicar um pouco mais sobre o trabalho de compostagem que é feito na cidade.

Na ocasião, a empresa ainda doou 100 pacotes de composto orgânico para os munícipes que participaram do evento realizado na praça matriz de Araçariguama. Para ficar por dentro de todos os trabalhos da Carbotex, acesse: https://carbotex.com.br/ ou acompanhe a empresa através dos perfis oficiais nas redes sociais:

Instagram: @carbotexquimica | Facebook: Carbotex Química

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no site da Carbotex

Compartilhar

Tem interesse em trabalhar conosco?

Faça upload do seu currículo em pdf.

Are you interested in working with us?

Upload your .pdf resume.